sexta-feira, 29 de junho de 2012

Viva ao descanso!

Completaria Eclesiastes 3 assim:

Tempo de trabalhar, tempo de lazer
Tempo de acordar cedo, tempo de acordar tarde
Tempo de estar longe, tempo de estar perto
Tempo de SP, tempo de Campinas
Tempo de adeus, tempo de oi
Tempo de isolamento, tempo de companhia

Durante a semana e fim de semana!
Boa sexta e bom fim de semana a todos!


"Melhor é a mão cheia com descanso
do que ambas as mãos cheias com trabalho, e aflição de espírito."
Eclesiastes 4:6

ACDD: Aeirado (28/06/2012)


A Coisa Diferente do Dia

(Esse é um post diário sobre algo que torna cada dia único. Perceber isso nos faz entender que as mais belas experiências estão nas vivências mais simples do dia.)
_________________________________________________________________________________


Quinta

Ganhei um bombom tipo sonho de valsa, só que de Suflair - nunca tinha comido e, ao apreciá-lo rsrs..., lembrei de uma ÓTIMA época da minha vida. Lembrei que meu pai trazia para mim um Suflair, várias vezes, quando ele voltava do trabalho. Eita épocazinha boa! Eu só estudava, ficava em casa, via horas de tv, seriados, telefone com as amigas, msn, internet.... Não consigo nem imaginar como seria viver assim hoje, sem trabalhar, sem ter que fazer isso ou aquilo....
Eu não tinha noção MESMO de nada. Era tudo tão leve e, ao mesmo tempo, cheio de ar né - porque não tinha muita coisa mesmo! rsrs...

Ai ai, é isso.
As próximas atualizações (sexta, sábado e domigo) virão segunda ;)

   







quinta-feira, 28 de junho de 2012

ACDD: Em que mundo a gente vive, Menisco?! (27/06/2012)

 
 
A Coisa Diferente do Dia
(Esse é um post diário sobre algo que torna cada dia único. Perceber isso nos faz entender que as mais belas experiências estão nas vivências mais simples do dia.)
___________________________________________________________________________________
 
 
Quarta
 
Hoje, recebi a notícia de que terei que operar o menisco. A novidade nem é tão grande quando se lê o exame antes de entregar pro médico. (Que atire a primeira pedra quem nunca fez isso, rsrs...). Mas a notícia boa é que a operação e a recuperação é bem mais simples do que imaginava. Eu pensava que seria como quando eu operei o ligamento, tive que fazer fisioterapia, não podia usar salto, nem andar direito enfim... Para consertar o menisco amigo aqui que rompeu, bastarão 2 semaninhas, bom né?!
 
Boa foi a explicação do médico. Ele ficou lendo os exames (que eu já tinha visto), fazendo aquele "hm...uhm..." e depois fez essa linda explicação em desenho (super imagem e ação - quer dizer, pensou que eu sou burra, né, mas tudo bem):
 



Lindo, não?! Agora, além dessa ACDD, houve também outra. Acho que nem cabe falar aqui especificamente, mas em conversa, fiquei sabendo de um fato sendo tratado COM A MAIOR NATURALIDADE! Não foi surpreendente o fato em si, sabemos de tantas coisas ruins que acontecem, mas isso que me lembrou do quão perturbado nosso mundo está... Gente, eu fico indignada com atitudes e hábitos que vão se tornando tão naturais na nossa sociedade... Que desespero! Como criar filhos num mundo assim?! (Só não desisto porque sei que vou educar meus filhos na corrente contrária ao mundo). Mas ontem mais uma vez fui lembrada do quanto temos ficados insensíveis a coisas ABSURDAS!


Então eu li no capítulo 3 de Daniel, os amigos dele em meio a uma atitude que 'não custava nada' se mantendo firmes nos princípios e em Deus, "Eles confiaram nele, desafiaram a ordem do rei, preferindo abrir mão de suas vidas a que prestar culto e adorar a outro deus, que não fosse o seu próprio Deus." (Daniel 3:28).

Que Deus me dê forças para me manter firme, minha cabeça sã, meu coração sensível e não me conformar com este mundo!
 
 
 

quarta-feira, 27 de junho de 2012

ACDD: Um encontro e um colchão (26/06/2012)


A Coisa Diferente do Dia
(Esse é um post diário sobre algo que torna cada dia único. Perceber isso nos faz entender que as mais belas experiências estão nas vivências mais simples do dia.)


 _________________________________________________________________________________

Terça

 
Eu sei que o título de hoje parece meio sugestivo. Calma! Não é nada disso que vocês estão pensando! rsrsrs... ACDD foi um encontro inesperado! Voltando para o trabalho,  encontrei um amigo meu e foi engraçado! =D


Mas ACDD foi mesmo ter sido vetada por um policial de deixar um colchão fungado na caçamba em frente à Delegacia da Polícia Federal... Não sei por que... Mas enfim, a história resumida é que um colchão lá de casa estava meio, hm...., verde, e tivemos que jogar fora - mas eu não sabia a complicação que é se livrar de um colchão! Mas no fim, o porteiro deu um jeito (depois de termos que trazer rua acima o colchão de novo) e um menino levou embora. E, aproveitando toda a limpeza, reorganizamos e mudamos todo o quarto, o que eu sempre AMAVA fazer em Campinas na minha infância e adolescência - mudar tudo até parecer outro quarto =P



Aconteceram mais coisas no dia, diferentes também, como ter levado guarda-chuva para o trabalho com o sol raiando no céu e fazer uma pilha de fraldas (sim, eu sei, meu dia é eclético). MAS o melhor foi sentir Deus em cada momento: na companhia de um amigo ao voltar da hora de almoço pro trabalho, ao sentir Ele aquietando minha impaciência e me ajudando em relacionamentos, me capacitando para dar aula e cumprir minhas tarefas do dia,  e me mostrando que Ele pode mudar TUDO para melhor e de uma maneira bem mais fácil do que as trabalhosas mudanças que eu sempre gostei de fazer no meu quarto.


Como é bom ter Ele mudando, arrumando e adequando cada mínimo detalhe! (E, também, tirando os colchões fungados de mim e para mim).



Amigos são para essas coisas

"Amigos para sempre é o que nós iremos ser..."

Será que você quer mesmo isso?


Na narrativa bíblica, Jacó é um cara que foge constantemente de quem é. Seu próprio nome o persegue - do hebraico, "aquele que puxa pelo calcanhar, enganador". Parece que lhe faltou amigos sinceros para lhe advertir e não fugir do que fugia: reconhecer a si mesmo como era.



Eu não tenho muita paciência, sabe. Essa minha maneira impulsiva e rude de ser, às vezes, me toma por completo e eu acabo ferindo pessoas, como já aconteceu... Mas, como também já aconteceu, eu sei que, em uma verdadeira amizade e companheirismo, a sinceridade não pode faltar e ela não 'mata', pelo contrário, ela edifica quando o relacionamento for nutrido pelo Amor.

Já perdi tantas oportunidade de ser sincera por medo de ferir ou porque a pessoa estava fechada para esse tipo de relacionamento... Mas já fui surpreendida diversas vezes por amizades, que tenho até hoje, que passaram por sinceridades das mais pesadas e são a razão de um amadurecimento insubstituível que nunca haveria acontecido, tanto para mim quanto para a outra pessoa, se não fosse essa forma de amizade.

Ter alguém passando a mão na sua cabeça e te elogiando é ótimo, mas não é verdadeiro! Não é isso que Deus espera dos nossos relacionamentos.


Precisamos aprender a falar. Do jeito certo. Deixar Deus falar através do que os nossos olhos percebem. E precisamos aprender a ouvir o que nem sempre 'desce' legal.

E você pode ter uma amizade com princípios cristãos sem mesmo notar. Não estou falando sobre amizades de pessoas cristãs ou com pessoas cristãs. Mas uma amizade em que, além de sermos confrontados pelo que somos de bom e de não tão bom, somos também aceitos, como somos. E esse é o amor que Deus nos ensina, pois é assim que Ele nos ama: incondicionalmente e sinceramente.


Espero ser uma verdadeira amiga para quem está próximo a mim, mas sempre nessa relação que proporciona crescimento, amadurecimento e reconhecimento de quem somos e quem Deus é.

__________________________________________________________________________________ 


"Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás." Salmo 51.17

"Existem conversas que fazem um corte em nossa história pessoal. Elas acontecem com amigos que nos acolhem e nos desafiam a retirar as máscaras e nos ver como realmente somos. Ver-nos sem os truques que utilizamos para esconder nossos segredos e receios não é tarefa fácil.

Um espírito quebrantado e um coração contrito nos conduzem à realidade sobre quem somos. Davi tem consciência de quem ele é. Isso nos ajuda a parar de jogar e brincar com a vida -- a nossa e a dos outros. Assumimos nossos erros. Não usamos recursos comuns entre humanos: "todo mundo faz o mesmo", "não tive escolha", "fui pressionado".

Um coração que se vê como de fato é encanta o coração de Deus. Quando nos enxergarmos como de fato somos, com a ajuda de Deus, é processado em nossa coração e mente, de modo simultâneo, a voz do nosso criador e Pai que nos diz: Eu decidi amar você do jeito que você é, simples assim."

(A Jornada: caminhada diária com Deus, vol.II. Santa Bárbara D'Oeste: Editora Z3, 2011. p.170)
__________________________________________________________________________________________________

terça-feira, 26 de junho de 2012

ACDD: Minha amiga Alcatra (25/06/2012)

A Coisa Diferente do Dia
(Esse é um post diário sobre algo que torna cada dia único. Perceber isso nos faz entender que as mais belas experiências estão nas vivências mais simples do dia.)
__________________________________________________________________________________

Segunda

Hoje, tive a ideia do post ACDD e criei esse ícone-logo-símbolo em homenagem à Renata e ao Renato, que me apresentaram esse mundo do Rock. hahahaha...

Além de criar esse novo movimento no blog (A Coisa Diferente do Dia) e esse ícone-logo-símbolo originalíssimo, fui pela primeira vez no açougue aqui em São Paulo. Mas daqueles açougues bem tradicionais mesmo, que é tipo apenas um açougue e não uma loja com mil e uma coisas para cozinhar e churrasco etc. Comprei e levei meus filés de alcatra para casa e pela primeira vez soquei o bife - porque sempre vi minha mãe bater na carne com martelinho. Detalhe - não tinha martelinho, então massacrei minha amiga alcatra com a colher... Foi explêndido! Acho que não precisava, mas o bife ficou hipermegasuperduper macia hahahahaha... E temperei pela primeira vez com a simples combinação de sal, azeite e orégano. Magnífico! rsrs...

Acompanhamento: miojo ;)


segunda-feira, 25 de junho de 2012

ACDD: Maizenutella e meias de lã (24/06/2012)


Domingo - São Paulo
Delícia! ACDD hoje foi um experimento para lá de bom: ver filme comendo biscoitos de nutella recheados com Nutella! Hmmmm.... bom demais! Uma verdadeira loucura até mesmo fora da TPM!





Além disso, comprei meias de lã e já as testei para o inverno do Pólo Norte 2013 - que eu me lembre nunca tinha usado! ;)

ACDD: Cravo x Hortência (23/06/2012)


Sábado - Campos do Jordão

Hoje entrei numa discussão com meu pai: SEMPRE pensei que o nome da flor ao lado fosse cravo.

 Até imaginava essa flor toda vez que pensava na música "O cravo brigou coma  rosa, debaixo de uma sacada. O cravo saiu ferido e a rosa despedaçada... O cravo ficou doente, a rosa foi visitar. O cravo teve um desmaio e a rosa pôs-se a chorar..."

Bem, acontece que não é né... É hortência. Sim, eu sei. Nada a ver, mas ah... eu sempre imaginei o azulzinho brigando com o vermelhinho =P


ACDD foi essa grande descoberta pra mim... rsrs... 'grande' só para mim, porque frustrou as inúmeras imagens que fiz toda vez que cantava a musiquinha desde criancinha =T Mas já me recuperei do choque! hahaha... Até ganhei hortências do meu pai depois! ^^

Fala sério, até quando pensava na novela do Cravo a e Rosa (minha preferida de todos os tempos!). Ai ai ai... Então, vamos às fotos explicativas!


  

 Hortência azul


Cravo vermelho




Novela "O Cravo e a Rosa" ^^

Hortências








ACDD: A Coisa Diferente do Dia




Quantos dias nós desperdiçamos sem sequer apreciá-los como únicos e como verdadeiros presentes! Cada dia é uma nova chance, um novo começo, um novo despertar...

Esses dias assisti "O Náufrago" mais uma vez. Ele chega sim a perder as esperanças, a pensar no suicídio, porque cada dia ele pensa ser igual: solitário, estagnado, sem novidades. Mas NENHUM dia se repete. E esta é a lição que o protagonista aprendeu ao compreender que "nunca se sabe o que a maré pode trazer amanhã". Todo dia é um NOVO DIA!

Hoje, voltando do almoço, me lembrei quando, certa vez, eu li ou ouvi sobre fazermos uma coisa diferente em cada dia. Segui essa ideia em minha adolescência e lembro ter sido bem legal. No começo eu me forçava a inventar algo novo todo dia e, assim, era forçada todo dia a perceber que aquele dia não era só mais um na minha vida. Essa atitude, depois de um tempo, se tornou natural, e me acompanha até hoje (não tão frequente). Vira e mexe, eu percebo quando faço algo de diferente ou pela primeira vez. Então, resolvi retomar, compartilhar com vocês e, para documentar, estou criando o post oficial diário: A Coisa Diferente do Dia.

Espero que gostem e nunca se esqueçam: CARPE DIEM!

As mais belas experiências estão nas coisas mais simples do dia!

Medo

Do que você tem medo?
O que você anseia?



Sabe, eu tenho que confessar, eu morro de medo.
Medo de errar. Medo do desconhecido.
Medo de perder. Medo de mudar.
Medo de me humilhar. Medo de escolher.




E na espera de que meus sonhos se realizem, esses medos me paralisam. Fico tão ansiosa que não consigo fazer nada. Toda a imensidão de possibilidades, a imensidão do tempo e a imensidão dos meus pensamentos me levam a me apavorar constantemente. E, assim, tudo se torna tão maior do que realmente é....

Certa vez, eu li:
"O homem, com medo, transforma-se num ser ridículo. Da maneira mais triste, descobri que o medo do perigo é dez mil vezes mais aterrorizador do que o próprio perigo e que a ansiedade corrói a alma, destruindo-a completamente, sem a menor oportunidade de esboçar qualquer reação." (Robinson Crusoé - Daniel Defoe)

E essa é a mais pura verdade. Quando nossos olhos se voltam para a tempestade, nós afundamos, mas se voltarmos nossos olhos para onde se pode chegar, tudo se acalma.

Descobri que, descansando em Deus, não preciso me deixar corroer por medo e ansiedade. Essa é uma luta diária minha e esse aprendizado só depende da minha entrega a Quem sabe, quer e tem o que é o MELHOR para minha vida.


Se você me entende e também se sente assim, oro para que você também não se apavore, nem paralise. Que mova seus olhos para o foco que acalma. E, assim, encontre descanso em Quem caminha com você antes, durante e depois de toda dificuldade, crise, luta e provação.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Veja bem...reconheça.

Qual é a sua dificuldade em enxergar a realidade e em aceitar a Verdade?
Quanta relutância...
Você já pensou nisso?

Ora atribuimos os fatos à ciência, à história, à sociedade, à cultura ora a pessoas, a eventos, a aleatoriedade e relatividade do mundo.


"Nossa, que tudo, olha o que EU consegui!"
....ou atribuímos a nós mesmos como senhores deste mundo...


Certa vez, ouvi falar que se vê com os olhos, mas se enxerga com o coração (mente).
É difícil enxergar quando se tem os olhos vendados.
Quando se venda o coração.
Quando se vende o coração.
Quando se veda o coração.


Mas TUDO é tão relativo mesmo?
[particularmente, seria o caos: já basta ver que tudo que está nas mãos de nós, homens, se corrompe]



É tudo coincidência?

É tudo mérito meu?



É apenas a força do cosmos agindo sobre a humanidade? 
Eu sou apenas mais um evento aqui debaixo do céu?



É tudo por causa da minha mãe, dos meus pais e da minha criação? (Essa foi pros psicanalistas =P)



É tudo paz e amor? É tudo ignorável?
É fruto do MEU trabalho? EU me sustento aqui?


Creio que, se fosse um sopro, eu não estaria aqui.
Que bastasse uma pane, eu pararia de existir.
A vida não é minha.
E uma vez que ela me foi dada, eu continuo não a possuindo - ela me pode ser tirada.
Que raios de noção de propriedade é esse então, que me toma por completo?
EU, DONA de MIM MESMA?


Cada dia eu ganho a vida.
E em cada dia, eu posso estar retribuindo a Quem me deu
ou simplesmente vivendo aleatoriamente.

Então, lhe pergunto: você me entende?
Entende qual essa nossa dificuldade e relutância em enxergar a realidade e em aceitar a Verdade?
É tudo relativo?



Minha vida é obra de tapeçaria: quantos fios se trançam e se encontram e desencontram - realmente, parece tudo tão aleatório e perdido -, mas quando se olha pelo lado certo, tudo se encaixa, tudo coopera pro meu bem - para honra e glória do Tapeceiro!


E, aí, você vive aleatoriamente?
O que tens nas mãos, as suas mãos, te pertence?

Não vende seu coração.
Não venda seu coração.
Veja bem...
Reconheça.
Reconheça-O.



---------------------------------------------------------------------------------

"Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.
Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.

Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;
E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
[ Veja que aqui não se fala sobre dinheiro, mas sobre reconhecimento de que o melhor que temos não vem das nossas mãos e, a partir desse reconhecimento, entendemos o quão abençoados somos!]

[...]Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;
Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata,
e maior o seu lucro que o ouro mais fino.

[...]O SENHOR, com sabedoria fundou a terra;
com entendimento preparou os céus.
Pelo seu conhecimento se fenderam os abismos, e as nuvens destilam o orvalho.

Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso;
Porque serão vida para a tua alma, e adorno ao teu pescoço.
Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará.
Quando te deitares, não temerás; ao contrário, o teu sono será suave ao te deitares."

Provérbios 3:5-24





quinta-feira, 21 de junho de 2012

Como a onda e a pedra.



Eu quero ir embora em uma onda
Por que eu me deixo me decepcionar tão fácil?
É tão difícil
Eu só quero ir embora

Quanta ilusão
Quanta perda de tempo
Quanto desperdício de energia

Eu gosto da minha rotina
Mas ela não me satisfaz
Ela não combina com o que meu coração que tanto chora e pede e espera

Quantas vezes ainda vou dizer 'cansei'
Quantos planos tão fantásticos ainda perderão o brilho
E tudo isso por estar e não estar sozinha.

Eu só quero pegar meu barco,
Eu só quero pegar um avião
Mas eu só quero se for como nos sonhos.
Porque já to cansada quando é de qualquer jeito.

De qualquer jeito, aqui estou.
Parada, sentada, esperando
Imóvel, nada move.
Só o tempo e a água.
Como a onda.
Como a onda e a pedra.



A causa

Quero fugir, mas....

Mas vamos lá,
Eu pego um livro, e me distraio
Eu me pego errando, e me esqueço
Eu pego um preço, e vou pagando
Eu pego um problema, e vou corrigindo, corrigindo, redigindo...
O que nunca vai ser como devia ser.

Trabalho por quê?
Trabalho pra quê?

A hora nunca chega, a hora nunca passa
Só quero que eu me esqueça que a vida, assim, já não tem graça.

Eu dependo.
Eu me desoriento.
E eu me esquivo.


O alvo não está alvo.
Me afasto, me perco e só sinto
Sinto pouco o sentir muito a perda da causa.

Por que causa estou aqui?

Eu sei qual.
Quero vivê-la.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Pneumonia


Algumas coisas me consomem como um buraco negro dentro do meu peito.
E eu não sei porque, nem para onde vai.
Como um sopro, mas que não leva.
Carrega.