quinta-feira, 12 de abril de 2012

Escolhas: entre a segurança e a Insegurança, entre o bom e o agradável.


Ontem li uma reflexão que respondeu a dúvidas constantes, daquelas que temos cravadas na alma.

Arriscar e tentar? Resistir e manter conforto?

Ontem ouvi também uma reflexão que me mostrou uma perspectiva totalmente diferentes de enxergar os planos de Deus.

Nem tudo que é bom, é agradável.
E nem tudo que é agradável é bom.

___________________________________________ 

Em um episódio do livro de Rute na Bíblia, Noemih perde marido e filhos e, então, recomenda que suas duas noras a deixem e que procurem voltar a casa dos pais, onde poderiam reestabelecer suas vidas, casar de novo etc. Eis o que acontece:

Elas então começaram a choram bem alto de novo.
Depois Orfa deu um beijo de despedida em sua sogra, mas Rute ficou com ela.
Então Noemi a aconselhou:
"Veja, sua concunhada está voltando para o seu povo e para o seu deus. Volte com ela! "
Rute, porém, respondeu:
"Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe.
Aonde fores irei, onde ficares ficarei!
O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!
Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada.
Que o Senhor me castigue com todo o rigor,
se outra coisa que não a morte me separar de ti! "
(Rute 1:14-17)

Esse trecho mostra a nossa necessidade de fazermos escolhas.
Não escolher ou fugir de uma escolha é uma escolha.



Noemih não tinha o que  oferecer a suas noras viúvas. Orfa permaneceu um tempo com Noemih, mas depois fez a escolha de voltar e buscar a segurança da casa de seus pais e uma possível nova família. E não há nada de errado nisso. Foi uma escolha prudente, uma boa escolha, através da qual ela estaria segura e garantindo seu futuro e felicidade.

Entretanto, muitas vezes não escolhemos o que devíamos porque escolhemos baseados na nossa segurança pessoal. E o perigo disso está em esquecer que Deus é nosso real abrigo.

Rute faz uma escolha difícil: mesmo sem o vislumbre de um futuro recompensador, escolhe ficar com sua sogra. Uma escolha bem complicada. O que aconteceria a elas e o que seria delas, ainda mais na cultura em que viviam?! Rute escolheu um caminho permeado por insegurança. Escolheu por amor a sua sogra, sacrificar seu conforto, estar ao lado de alguém amargurado sem nada a lhe oferecer. Um caminho cheio de incertezas e desafios.

Mas não há melhor lugar para se estar senão onde Deus está, ainda que não seja o mais agradável a nós.


 Nem tudo que é bom é agradável. E nem tudo que nos é AGRADÁVEL é BOM para nós: tomar injeção é agradável? Não! Mas é bom para nossa saúde em algumas situações. Ter a sensação de prazer por drogas ou bebida é agradável? Sim! Mas definitivamente não é bom.

Mas quando lembramos de Romanos 8:28: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.", aí, ao diferenciar o que é bom do que é agradável, entendemos de uma maneira diferente os propósitos de Deus para nós e como escolher o caminho que trilhamos.


E é por isso que eu só quero estar onde Deus está. Meu conforto vem em descansar e saber que Ele é meu abrigo. Ele me guiará. Espero conseguir permanecer nesse caminho de escolher estar onde Ele está e não simplesmente um caminho baseado na minha segurança pessoal.


E essa música veio a mim :)
(Desculpem a qualidade do vídeo - montagem, imagem etc. - não achei nenhuma melhor no youtube)










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário