segunda-feira, 19 de março de 2012

Segunda-feira

Sabe, eu tinha tudo para reclamar da última semana... Foi como uma segunda-feira interminável. Em uma média de 4 horas de sono por dia, tendo que ler o dia e a noite inteira sem poder descansar, com trabalhos a fazer, decisões a realizar, amigos a ajudar... NADA me afligiu – senão um MEGA sono, mas que foi compensado no fim de semana!

Parece, às vezes, que precisam acontecer situações verdadeiramente SÉRIAS para sairmos de um mundo de reclamações e insatisfações, e reconhecer que estava e está TUDO bom e, até mesmo, muito bom! 

“Não tem como piorar” e “sempre tem como piorar” expressam, na verdade, a mesma coisa: alguém reclamando, não reconhecendo e insatisfeito com o que se tem.

Foi numa segunda, na faculdade que eu estava com o pensamento assim. Eu nem me lembro ao certo se havia perdido o ônibus, se havia brigado com meus pais ou alguém, se aconteceu algo na aula, o que eu me lembro foi eu pensando o tempo inteiro “Que dia! Não vejo a hora que ele termine! Tinha que ser uma segunda mesmo!”. E foi tendo esse tipo de pensamento que em seguida me calei por um bom tempo, porque foi nesse dia que rompi o ligamento do meu joelho, a tarde, nos jogos das Calouríadas.


Desde então me lembro da ocasião toda vez que começo a ser pessimista quanto ao meu dia como “sempre pode piorar – não reclama!”.

Mas, ultimamente, acredito ter amadurecido bem mais essa questão.

Lembrei-me do bolo de chocolate que comi com minha colega no bandejão. Era um bolo MARAVILHOSAMENTE bom, com brigadeiro e M&Ms!


Por que eu não reconheci quão bom estava sendo o meu dia? Ia até jogar hand! Por que não estava reparando as coisas legais do dia? Hoje lembro que, estava sol, eu não trabalhava, dormiria na minha caminha em casa super confortável, havia entrado direto na faculdade, estava começando uma nova fase da minha vida...

Hoje notei: estava com uma PREDISPOSIÇÃO, cultural em achar que segundas-feiras são ruins, mas também intrínseca a mim, pronta a reclamar se as coisas não saíssem como eu queria e idealizava.

No ápice, quando eu mais achei que iria tomar o controle do dia, estava fazendo o gol que aproximara o placar de 5x4 para Alimentos, mais um e nós empataríamos. Eu entrei no jogo e fiz 4 gols! Meu orgulho não poderia estar maior! Foi então que veio a queda: ao mesmo tempo que diz o 4º gol rompi meu ligamento. Nunca havia tido nada no joelho!!! Lembro que foi o menino que eu havia xingado – muito e com palavras hm... bem feias – que me carregou porque não conseguia nem levantar.

O que estava acontecendo? Um grande TAPA NA CARA!

Há poucos domingos havia orado com pessoas importantes, agradecendo a Deus pelo meu ingresso na faculdade, e, ali estava eu, sendo um péssimo exemplo de cristão.

E hoje, 5 anos depois, olho para trás e penso que aquela menina nunca teria passado pela semana que passei.

Quer saber a diferença?


Não foi (apenas) a maturidade etária, nem as experiências de vida que me geraram responsabilidade: mas um relacionamento íntimo e diário com Deus. Ao descarregar Nele meus anseios, minhas cargas, meu fardo é muito mais tranquilo caminhar, por mais difícil que seja ou pareça o caminho!

Parece muito ‘crentês’ né?! Mas ao experimentar uma vida de oração tenho vivido uma vida repleta de experiências sensacionais, mesmo que simples. Vencer nossa predisposição negativa e egocêntrica é uma luta diária.

Temos muitas segundas-feiras na vida e, às vezes, uma vida toda de segundas-feiras. A diferença é: quem está conduzindo você nessa segunda-feira?

Eu não quero viver tendo que acontecer coisas realmente sérias para eu acordar e lembrar o quanto Deus tem sido bom comigo em cada mínimo detalhe do meu dia, cuidando daqueles que eu amo, me dando saúde para cumprir meus compromissos e responsabilidades... Assim, tenho desfrutado de cada conversa com mais sorrisos, saboreando mais cada refeição, valorizando o silêncio, agradecendo as companhias, reconhecendo a disposição que tenho e não dando espaço para minha predisposição em reclamar e estar sempre querendo mais, que só me deixa indisposta a viver REALmente.

Até porque, agora, eu sei que Ele tem realizado infinitamente mais daquilo que penso e peço! Por isso, hoje entendo que a alegria do Senhor é a nossa força e que devemos trazer a memória (e ao nosso coração) aquilo que nos dá esperança!

Meu desejo é que você também viva ótimas segundas-feiras!




E que você aproveite cada oportunidade em cada segundo de vida que o Senhor lhe dá!


_____________________________________________________

"Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.
Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.
Não estejais inquietos por coisa alguma;
antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus
pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento,
guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto,
 tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável,
tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude,
e se há algum louvor, nisso pensai."
Filipenses 4:4-8

2 comentários:

  1. Uma liçao para mim...temos muito a aprender com os filhos...voce,como sempre encantando os meus dias!sua mama Soninha

    ResponderExcluir
  2. Lindo, perfeito Alê!!!
    Um "tapa na cara" do pessimismo que estava por me acompanhar na minha segunda-feira...bjão :-)

    ResponderExcluir