terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Sorriso viciado

Ontem, aprendi uma lição. Segue abaixo.


Meu sorriso é viciado.
Viciado em sorrir
Sempre pelas mesmas coisas.

E essas coisas são coisas minhas.
É minha vida, meus desejos,
Minha família, meus queridos...

Meu sorriso é viciado.
E esse vício faz com que eu olhe para qualquer coisa estranha ao que eu gosto
Qualquer coisa ou pessoa fora da minha rotina e da minha rota
Como um quadro negro
Em que eu posso escrever meus julgamentos.

Meu sorriso era viciado.
Era viciado a sorrir por você.
É, você. Você sabe quem é 'você'.
Mesmo que você não seja o 'você' da frase acima.
Mas eu tô aprendendo.

É muito confortável.
Viver minha vida.
Amar o que eu amo.
Olhar e sorrir para onde direciono meu olhar.

Meu sorriso viciado aprendeu ontem
Que tem mais ângulos a olhar
E sorrisos a distribuir.
Tem mais vidas a amar,
Mais possibilidades do que eu possa imaginar.
E que ao invés de viciar meu sorriso em coisas fixas
Eu posso deixa-lo sempre a postos
Para que, caso eu olhe e veja um quadro negro,
Eu desenhe um sorriso.

Enquanto eu vivo focada só em minha vida
Penso que nada que não me importa ou me afeta diretamente
Merece meu sorriso sincero.
Mas aprendi, que o sorriso
Se for viciado assim é ruim
Pois, no final, a gente acaba sorrindo sempre em uma falsa segurança
De que nada mais é importante
De que já se tem todo o sorriso que se precisa
(Mas os outros não merecem/precisam também do meu sorriso?)

Mas o sorriso sincero,
Aquele estralo de paz e relaxamento
De coisa nova que nos faz fechar os olhos e nos sentirmos bem
Só acontece a quem está aberto e disponível
A olhar o novo
A olhar de novo
Porque cada novo dia
Traz mil e uma oportunidades
De novos sorrisos

Você pode sorrir pelas mesmas piadas.
Pelas mesmas saídas,
Pelos mesmos caminhos,
Para as mesmas pessoas.

Mas que isso não te impeça
Como me impedia
De olhar ao redor, se abrir e sorrir
Para o novo
De novo.

Muitos sorrisos sinceros para você hoje!







Um comentário: