quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Um homem não entra no rio duas vezes

Vocês conhecem essa história? Ela diz que um homem entrou no rio uma vez. E, depois de um tempo, ele voltou lá e entrou no rio mais uma vez. Mas o rio não era o mesmo, nem ele, o mesmo homem que entrara na primeira vez.
 
Meus pais me contaram essa historinha recentemente. Interessante, não?! Ela retrata como nós mudamos e não só nós, mas as coisas no mundo.
 
Eu tenho a tendência de pensar que nada tá mudando, ou pelo menos, não na velocidade que eu queria. Porque minha ansiedade me faz querer ver lá na frente como o homem e o rio serão. Mas, como vários tapas na cara que tenho recebido da vida ultimamente, descobri que tanto faz, que não importa o futuro, não dessa maneira. Porque duvido que o homem entrou no rio pela primeira vez, pensando na segunda.
 
Além disso, eu tenho compulsão em querer me mudar, mudar essas coisas que eu sou. Às vezes, de maneira muito agressiva. Aí, em outros momentos, acabo chutando o balde e me deixo praticar os defeitos que eu condeno em mim mesma. Essa minha inconstância me irrita! Quero ser melhor! Logo! Mas é que não sou eu quem me mudo... É ação de Outro e a verdade é que quando eu entro no meio do processo, eu só atrapalho...
 
Essa historinha também me fez pensar se o homem reparou que o rio não era o mesmo. Olha para o nosso dia a dia: você repara que cada dia é diferente? Eu confesso que muitas vezes encaro os dias da semana como "dia de trabalho" ou ainda toda segunda como segunda, toda terça como terça etc... (Só o sábado e o domingo que a gente sente diferente, as vezes, não é mesmo?! rsrs).
 
O que eu sinto hoje, após o tapa na cara da vez, é que eu não sou a mesma de ontem, não sei quem serei amanhã, mas sei que hoje não é igual a nenhum outro dia que eu já vivi. Eu me sinto assim, diferente, ainda que a mesma. E não me preocupo mais em mudar o 'homem que sou', isso já está entregue...
 
Acho que quando não observamos que o rio é diferente não notamos que o homem (nós mesmos) também pode estar/ser  diferente. E, sinceramente, eu espero ser um 'melhor homem' (rsrs...) a cada rio que entrar. Seja esse rio o dia, uma amizade, uma conversa, um almoço, um relacionamento, um encontro...
 
Até porque to querendo entrar num rio todo dia com esse calor!!! hahaha...
 
Que, de alguma forma, os rios que você entrar hoje sejam diferentes.
Que, de alguma maneira, tragam experiências a sua vida que façam você, mesmo que em mínima escala, um homem diferente do de ontem.
E que essas mudanças sejam, não pelo seu próprio esforço, mas pela entrega da sua vida ao Dono do homem e do rio.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário