quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Mini pessoas



Eu tenho que confessar: amo mini pessoas.
Entenda mini pessoas, por aquelas que ainda não tem idade o suficiente para se preocupar com o futuro, aquelas que trazem alegria à família e que ainda estão nos primeiros anos de vida no mundo. Chamo-as de mini pessoas não por serem menores ou metade ou pequenas, mas pelo contrário, por serem miniaturas de um ser completo, por serem inteiras mesmo que em pequena estatura.
Hoje vi várias mini pessoas entrando em uma escola, uniformizados, com gelzinho no cabelo, lancheirinha, mochila quase do mesmo tamanho que o delas e quietos, porque, afinal, levantar cedo não significa realmente acordar. E lá iam elas... E então pensei que eu que devia ir para uma escola em que elas são os professores. Sabe por quê?
Eu já encontrei mini pessoas mais inteiras que muitas pessoas crescidas e experientes. E o que mais me fascina acerca dessas mini pessoas é a habilidade natural e extintiva que possuem para viver intensamente cada momento e cada dia de uma vez. Elas não se preocupam com o futuro, aliás, não compreendem este conceito - é vago demais. Elas amam o que é simples: a sobremesa depois do almoço, o doce fora de hora, a companhia dos mais velhos, a amizade de seus colegas, os pequenos minutos de lazer entre as atividades do dia, o colo dos pais, o sorriso e a aprovação da professora, o bichinho no jardim...
E o que é o cabelo desarrumado, o iogurte derramado no uniforme, o tenis sujo de barro, a cara melada? As mini pessoas não se preocupam com as futilidades e superficialidades (tirando as já corrompidas socialmente).

Eu já fui assim, eu lembro de mim quando mini pessoa. Aliás vivi bem essa fase, pelo que lembro. Não me pensava nem o que aconteceria na próxima hora ou à noite, mais tarde... Cada minuto tinha o peso de um minuto, cada companhia era presenciada por inteiro, cada grama de açúcar do doce era saboreada com a maior satisfação, esquecendo-se de tudo que está em volta.
Pode ser porque nos acostumamos fácil com as coisas da vida, pode ser porque aprendemos a fazer várias atividade ao mesmo tempo e por termos tanta responsabilidade, tanto medo e insegurança do futuro que acabamos não percebendo cada detalhe, não focamos no que fazemos por inteiro e perdemos o sabor essencial de cada experiência que temos no dia.
Lembro que fui mini pessoa até a 8ª série, até esta série estudei um dia antes da prova e mal pensava no dia seguinte (tirando no domingo a noite, quando notava que segunda teria que acordar cedo). Mas, o que aconteceu comigo? Por que o futuro ficou maior que o presente? Por que não aprecio cada agir, cada minuto por inteiro? Por que o tempo passa tão descoordenadamente - às vezes tão devagar e às vezes, voando?
Queria voltar a ser uma mini pessoa: simples, prática, sem grandes expectativas a não ser o amor dos pais e o abraço dos amigos. Sei que tenho que aprender muito com elas, aprender a ser inteiro em tudo o que faço e a aproveitar cada minuto, cada sabor, cada companhia. Quero me esquecer de como pareço, do que pensam, do que acharão, de como me portar para aproveitar inteiramente cada doce, cada atividade, cada experiência, cada calor do sol, cada abraço, cada conversa, cada pensamento. Quero esquecer que existe o "mais tarde", o "próximo período", a "hora seguinte"...
Acho maravilhoso poder gerar a partir de mim uma mini pessoa, um dia pretendo (se Deus permitir)... Espero aprender com ela, mas, por enquanto, buscarei me tornar como elas, aprendendo com meus sobrinhos e qualquer outra mini pessoa que passar por meu dia (como agora mesmo aconteceu! ironia do momento), pretendo olhá-las e encher meu coração de gratidão a cada encontro com elas, porque vejo como um lembrete de Deus ao meu dia tão corrido, tão partido, às vezes, desperdiçado... Verei agora essas oportunidades como um convite à viver cada minuto por inteiro e não viver meu dia realizando tudo como meia pessoa.
O bom de ser como uma mini pessoa, é que nos diminuimos ao passo que nos completamos: passamos a fazer as coisas por inteiro e a dar espaço para sermos pequenos perante a presença de Deus em cada minuto de nossa vida.
"Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos."
(Mateus 11:25)
"E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus."
(Mateus 18:3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário