quarta-feira, 27 de junho de 2012

Amigos são para essas coisas

"Amigos para sempre é o que nós iremos ser..."

Será que você quer mesmo isso?


Na narrativa bíblica, Jacó é um cara que foge constantemente de quem é. Seu próprio nome o persegue - do hebraico, "aquele que puxa pelo calcanhar, enganador". Parece que lhe faltou amigos sinceros para lhe advertir e não fugir do que fugia: reconhecer a si mesmo como era.



Eu não tenho muita paciência, sabe. Essa minha maneira impulsiva e rude de ser, às vezes, me toma por completo e eu acabo ferindo pessoas, como já aconteceu... Mas, como também já aconteceu, eu sei que, em uma verdadeira amizade e companheirismo, a sinceridade não pode faltar e ela não 'mata', pelo contrário, ela edifica quando o relacionamento for nutrido pelo Amor.

Já perdi tantas oportunidade de ser sincera por medo de ferir ou porque a pessoa estava fechada para esse tipo de relacionamento... Mas já fui surpreendida diversas vezes por amizades, que tenho até hoje, que passaram por sinceridades das mais pesadas e são a razão de um amadurecimento insubstituível que nunca haveria acontecido, tanto para mim quanto para a outra pessoa, se não fosse essa forma de amizade.

Ter alguém passando a mão na sua cabeça e te elogiando é ótimo, mas não é verdadeiro! Não é isso que Deus espera dos nossos relacionamentos.


Precisamos aprender a falar. Do jeito certo. Deixar Deus falar através do que os nossos olhos percebem. E precisamos aprender a ouvir o que nem sempre 'desce' legal.

E você pode ter uma amizade com princípios cristãos sem mesmo notar. Não estou falando sobre amizades de pessoas cristãs ou com pessoas cristãs. Mas uma amizade em que, além de sermos confrontados pelo que somos de bom e de não tão bom, somos também aceitos, como somos. E esse é o amor que Deus nos ensina, pois é assim que Ele nos ama: incondicionalmente e sinceramente.


Espero ser uma verdadeira amiga para quem está próximo a mim, mas sempre nessa relação que proporciona crescimento, amadurecimento e reconhecimento de quem somos e quem Deus é.

__________________________________________________________________________________ 


"Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás." Salmo 51.17

"Existem conversas que fazem um corte em nossa história pessoal. Elas acontecem com amigos que nos acolhem e nos desafiam a retirar as máscaras e nos ver como realmente somos. Ver-nos sem os truques que utilizamos para esconder nossos segredos e receios não é tarefa fácil.

Um espírito quebrantado e um coração contrito nos conduzem à realidade sobre quem somos. Davi tem consciência de quem ele é. Isso nos ajuda a parar de jogar e brincar com a vida -- a nossa e a dos outros. Assumimos nossos erros. Não usamos recursos comuns entre humanos: "todo mundo faz o mesmo", "não tive escolha", "fui pressionado".

Um coração que se vê como de fato é encanta o coração de Deus. Quando nos enxergarmos como de fato somos, com a ajuda de Deus, é processado em nossa coração e mente, de modo simultâneo, a voz do nosso criador e Pai que nos diz: Eu decidi amar você do jeito que você é, simples assim."

(A Jornada: caminhada diária com Deus, vol.II. Santa Bárbara D'Oeste: Editora Z3, 2011. p.170)
__________________________________________________________________________________________________

Um comentário: